Um jardim na sua varanda

Apaixonado por jardim mas mora em apartamento, qual a chance? Nada como se sentir próximo a natureza, trazer um pouco de qualidade de vida para dentro de casa e poder usufruir do cheirinho que as plantas deixam no ambiente, sem falar na beleza e na harmonização do ambiente.

Agora existem três tendências mais desejadas pelos praticantes e apaixonados por jardim, e o melhor? Para sua varanda. Aproveite para escolher a que melhor se adapta ao seu desejo de ter um lindo jardim.

1ª) Jardim Culinária:  Esse é o mais global das tendências por causa da primeira dama dos EUA, Michelle Obama, que transformou uma parte de seu quintal na Casa Branca em uma horta para cultivar ingredientes orgânicos, como temperos, por exemplo. Uma boa opção para os adeptos que gostam do modo de vida sustentável e de manter um hobby produtivo.

 2ª) Jardim Selvagem: Uma tendência inspirada nas culturas orientais, trata-se do cultivo de uma área verde mais densa dentro do jardim. Ao envés de organizar através de canteiros, os adeptos a esse tipo de jardim preferem deixar a natureza seguir seu curso, uma forma de deixar a natureza mais livre e de expressar uma visão mais liberal em relação à jardinagem convencional.

3ª) Jardim Social: A ideia é que seja uma extensão da casa mas ao ar livre, uma área de convívio social e bem estar. Aqui no Brasil é muito aplicada na varanda dos melhores apartamentos.

Gostou da ideia  Que tal começar você também com um  jardim em sua varanda ou terraço gourmet? O primeiro passo a dar é montar um planejamento cuidadoso.

Boa idéias! Se você gosta de fazer a comida e curte temperos diferentes, pode cultivar temperos e ervas, frutíferas e até hortaliças, pois esse tipo de horta não ocupa muito espaço e, além de deixar o local muito agradável com aromas e cores de especiarias. Mas para que esse tipo de jardim dê certo, é necessário montar adequadamente os vasos. Entenda o passo a passo:

- Colocar uma boa quantidade de argila expandida no fundo, brita ou caco de cerâmica.

- Depois vem o substrato, que é feito de uma mistura básica de 1/3 de areia de rio, 1/3 de terra comum e 1/3 de composto orgânico.

- E por último os pedriscos para segurar a água.

- Agora as quantidades ideal de regas vão depender da espécie escolhida, da temperatura e do material do vaso.

Depois de escolher os vasos e tipos de plantação, a melhor maneira de ter um jardim bem charmoso é colocá-los ao redor dos móveis da varanda. Isso deve ser feito com criatividade mas também com bastante cuidado para que o ambiente não se torne apenas bonito, mas também funcional e prático.

Bora começar?

Categoria: Sustentabilidade

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*