Tenha segurança ao usar sua panela de pressão

panela-de-pressao-compre-bens-imoveisAdora preparar pratos deliciosos e não sai da cozinha? Então, você sabe o quanto a panela de pressão é aliada nessa hora. Além de nos ajudar a preparar um feijão pra lá de gostoso, ajuda em diferentes pratos. Ela está em quase todos os lares brasileiros, pois além de ser essencial na cozinha, ainda ajuda a economizar gás. Isso acontece porque os alimentos que são cozidos em uma temperatura acima do ponto de ebulição da água (100 graus Celsius) à pressão ambiente.

Mas mesmo assim, muita gente ainda tem medo de utilizar a panela de pressão, principalmente os iniciantes na cozinha. E saiba que é importante tê-lo, pois se mal utilizada pode causar danos terríveis e acidentes graves.

Para ter segurança na hora de utiliza-la, é necessário a preocupação iniciar-se no momento da compra até a maneira que é guardada. Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga usar sua panela sem medo.

1. A hora da compra – Certifique se ela é certificada pelo INMETRO. Basta você procurar o selo impresso na embalagem ou na tampa da panela. Esse selo que garantirá a qualidade do produto.

2. Manual de instrução – Torne-o seu parceiro. Leia atentamente e verifique qual o volume de alimento e de água e tempo de permanência no fogo que é permitido. Geralmente, o mais indicado, é que você utilize apenas 65% da capacidade total do utensílio. Fique atento a isso, pois colocar mais alimento do que é permitido pode entupir a válvula e causar uma explosão.

OBS: NUNCA utilize a panela de pressão sem que tenha água dentro.

3. Cabo da panela – Essa é uma regra para qualquer panela, inclusive a de pressão. Para evitar acidentes, principalmente com crianças, certifique-se de sempre deixar o cabo virado para dentro do fogão.

4. Temperos e Verduras – Em que momento temperar ou colocar verduras,passo-a-passo-panela-de-pressao condimentos ou temperos? O ideal é que se faça após a pressão, pois alguns alimentos podem obstruir a válvula.

5. Fechamento da panela – Após fechá-la, certifique-se a borracha foi colocada de maneira certa. O bom funcionamento da panela depende da vedação. Não podem existir nenhuma fresta.

6. Tempo de fervura – É importante ficar atento ao que o manual diz. Geralmente não pode ultrapassar 15 minutos. A partir do momento que a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo, pois a temperatura da água não aumentará mais. Após 15 minutos de fervura, apague o fogo, assim o alimento ficará cozinhando por mais 20 minutos apenas na pressão.

7. O apito – Enquanto a panela estiver em fogo, é necessário ficar esperto no apito. Preste sempre atenção no ruído da panela, se ele for interrompido e a válvula não estiver liberando pressão, ela provavelmente está obstruída. Caso isso ocorra, coloque na pia, abra a torneira e espere esfriar e a pressão sair.

panela de pressao partes8. Lavagem – Separe a válvula da borracha e lave-as separadamente com água e sabão e/ou detergente. Nunca use água sanitária ou produtos que sejam à base de cloro. Observe se há gordura na válvula e limpe-a bem, para evitar que haja uma obstrução na próxima utilização. 

9. Ao guardar – Borracha e tampa devem ser guardadas separadas para que a borracha não perca a elasticidade. 

10. Validade – Depende muito da utilização e dos cuidados que se tem com ela. Existem casos de panelas de pressão que duram anos. Mas para evitar problemas ou risco de acidente, troque a borracha a cada três meses e observe, caso apresente algum tipo de falha, troque. Já a válvula, deve ser trocada a cada cinco anos e apenas por representantes autorizados.  

 

Categoria: Bem Estar

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*