Sustentabilidade em casa, lavando louça?

Sustentabilidade, hoje em dia essa palavra está constantemente na boca do brasileiro, porque estamos começando a nos preocupar com nosso planeta e as consequências que nossos atos podem ter para ele.

Sabemos que a reciclagem é importante, economia de energia e de água, entre outras coisas. Mas o fato é, você conhece todas as formas de ajudar o planeta? Você sabia que lavando louça da maneira correta você pode estar colaborando?

Vamos dar algumas dicas de como lavar a louça:

Detergente
Você pode começar a usar detergentes biodegradáveis, pois o mesmo diretamente na esponja tende ao desperdício. Escolha uma vasilha ou um recipiente fundo e complete com água, de preferencia quente e misture-os.
Sabemos que a água quente consome energia, mas nesse caso, o consumo é mínimo e economiza no consumo de água.
Esponja
Uma alternativa consciente são as esponjas ecológicas, estas são melhores que as sintéticas, que geralmente são mais caras e pouco eficiente.
Já nos EUA é utilizado paninhos e toalhas com tamanho que desejar, essa opção acaba sendo mais barata e ecologicamente mais consciente.
Existem muitas opções destes paninhos, no início pode ser difícil a adaptação, mas você vai poder avaliar que eles limpam tão bem quanto a esponja. Podem ser usados de vários tipos: Paninhos em algodão , mini toalhinhas de rosto, paninhos de micro-fibra, até mesmo paninhos feito em casa.

Processo de lavagem         

Não faça o enxague em cada utensílio em que ensaboou  Otimize esse enxague, mas não deixe o detergente parado nos utensílios a serem limpos, deixe de molho por alguns minutos, quando for necessário.
A utilização da água – Torneira      
O fator mais importante e é nesse momento que é necessário otimizar a utilização da água de forma inteligente.
Encontre um canto onde as peças após enxaguadas irão. Ai então ligue a torneira e enxague uma a uma. Em caso de talheres, pode-se pegar uma quantidade razoável para o enxague, mas sempre ficando atento para que não fique detergente nos utensílios, pois isso pode afetar a saúde.
E então, gostou da dica? Vamos praticar a sustentabilidade?

 

 

Categoria: Sustentabilidade

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*