Saiba como planejar os gastos domésticos

É muito importante fazer um planejamento familiar para ter uma vida financeira mais saudável. Para isso é necessário estar atento e seguir alguns passos. 

1°) Estabeleça um objetivo e planeje em quanto tempo precisa economizar a quantia total determinada para atingir sua meta. Liste metas por ordem de prioridade, que podem ser: a reforma da casa, um novo imóvel, uma viagem, escola dos filhos, etc.

2°) Tenha em mente que planejamento é fundamental. Faça um jantar agradável e converse sobre os salários de cada um e depois escreva o valor total 

que recebem mensalmente, somando os dois salários, e outra relação com todos os gastos previstos, como parcelas do imóvel e do veículo, água, luz, internet,  telefone, condomínio, etc. Para conseguir guardar reserve 10% da soma total do salário do casal em uma poupança.

3°) Saiba se está gastando em excessos. para isso anote tudo que compra diariamente para no final do mês saber onde foi gasto seu dinheiro. Assim fica mais fácil cortar o que é desnecessário e economizar sem precisar sofrer tanto.

4°) É muito importante estar atento as dívidas. Evite usar o cartão de crédito e cheque especial. Os juros são altíssimos e as parcelas de valores mais altos ainda e isso pode comprometer o orçamento e de deixar endividado. Se possível, sempre escolha os pagamento à vista  que também podem render algum desconto e você pode usá-lo para colocar um extra na sua poupança.

5°) Lembre-se que não se pode deixar a diversão de lado, se economizar é preciso mas se divertir também. Lembre-se de reservar uma quantia fixa para cada um do casal gastar da maneira que quiser e também para gastarem juntos em jantares, cinema, teatro, etc. É preciso cuidar da saúde do relacionamento e são esses momentos que proporcionarão situações felizes e incentivarão vocês a continuarem poupando.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*