Pensando em pintar a casa? Conheça as substâncias tóxicas que tem as tintas.

dicas-pintar-paredes-compre-bens-imoveis-tintasVai mudar ou resolveu reformar a casa, mas não conhece muito bem sobre as tintas, pois saiba que é muito importante saber sobre as substâncias tóxicas das tintas.

As tintas nos trazem sempre a sensação de bem estar e de “lugar novo”, ms escondem substâncias nocivas à saúde, como os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).

Se tiver uma exposição prolongada aos COVs, a pessoa exposta pode ter efeitos crônicos ou agudos de cefaleia, fadiga, confusão, irritação dos olhos, pulmões, dor de cabeça, danos no fígado e rins e até mesmo desenvolver um câncer.

É importante saber que esse tipo de substância não estão apenas nas tintas, mas também em materiais de construção, combustível, produtos de limpeza, entre outros. 

Benzeno, por exemplo, é colocado na gasolina para melhorar a sua qualidade e também aparece na fumaça do cigarro.

tintas-pintar-compre-bens-imoveis

Como fazer a escolha certa?

Se procurar no site da Suvenil, é possível encontrar a descrição da composição dos produtos e informações que deixam claro para o consumidor quando não há benzeno e/ou metais pesados. 

Já no site da Coral, o fornecedor oferece uma ficha técnica completa, mas algumas informações são bem genéricas, podendo causar uma certa dúvida no consumidor.

Uma boa dica na hora de escolher melhor a tinta para sua residência, é comprar  as que são a base de água, não de solventes. Antes de sair de casa e ir ir à loja, procure informações no site das empresas e do próprio fabricante da tinta, para que não caia em “papo de vendedor”. 

É importante lembrar que, para evitar desperdício, sempre se deve calcular aproximadamente o que será usado.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*