FGTS: reduzir o tempo do financiamento ou o valor da prestação?

fgts-casa-propri-areduzir-compre-bens-imoveisVai adquirir um novo imóvel e tem seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para usar, mas ainda está em dúvida: reduzir o tempo do financiamento ou o valor da prestação?

A Associação dos Consumidores (Proteste), diz que, se formos ver do ponto de vista financeiro, o melhor é diminuir o prazo, pois os juros são sempre cobrados sobre o saldo devedor do comprador. Dessa forma, dependendo do tempo que escolheu para pagar, quanto mais tempo, maior o saldo devedor e o juros. É importante lembrar, que também é possível amortizar as prestações em qualquer momento durante todo o financiamento.

A Associação ressalta ainda que é possível fazer amortizações extras a qualquer momento durante o período do financiamento.

Agora se a ideia for amortizar usando o FGTS, é importante saber que só é possível ser feito no momento da compra do imóvel. Para quem pensa em fazer um financiamento, também é importante analisar as condições de pagamento e o quanto de sua renda mensal será destinada para as parcelas. Ter definido, se pagará as parcelas sozinho ou dividirá com alguém, quanto menor o Custo Efetivo Total, melhor para o cliente.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*