Faça o descarte correto de pilhas e baterias

pilhas-descartaveis-compre-bens-imoveisVocê sabe o que fazer com as pilhas e baterias que vão acabando? Em primeiro lugar, é importante que você saiba que elas são muito úteis. É uma fonte de energia portátil que está presente nos brinquedos, controles remotos, relógios, lanternas, entre outros equipamentos. Mas a vida dela terminará e é ai que você precisa saber como descartá-la de forma correta. 

O mais importante é que você saiba que essas pilhas e baterias não podem parar em aterros comuns, pois causam vazamentos de seus componentes tóxicos e contaminam o solo e lençóis freáticos, prejudicando a hidrografia e agricultura. Chegando, através da alimentação, aos seres humanos. Precisam ser descartadas de forma adequada para facilitar a coleta e serem descartadas em aterros especiais.

Esses objetos, são um grande problema ambiental. Quando descartadas de forma incorreta, também representam um enorme perigo, pois possuem em sua composição metais pesados (cádmio, chumbo e mercúrio) e muito tóxicos e que não são biodegradáveis.

Para tentar evitar esses problemas, a Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente , criou uma forma de resolver. Conforme a lei, pontos de venda de pilhas e baterias devem oferecer postos de coletas desses materiais aos consumidores. E os comerciantes quem são os responsáveis de encaminhar aos fabricantes que encaminharão para os aterros licenciados. 

Mas fique atento, preocupados com o meio ambiente, algumas empresas também aderiram a ideia e você pode ter um descarte próximo da sua casa e nem saber! Vamos dar algumas opções abaixo.

• Banco Real tem o “Papa-Pilhas”. Você pode achar o endereço mais perto de você entrando em contato através do e-mail papa.pilhas@bancoreal.com.br

• Drogaria São Paulo também faz o recebimento desse material e envia para a Suzaquim, empresa especializada na reciclagem desses materiais.

Outros pontos que fazem essa coleta.

-Zona Norte: Hipermercado Bergamini – Av. Luiz Stamatis – Jaçanã
-Zona Leste: Shopping Center Aricanduva – Av. Aricanduva, 5555
-Zona Sul: Hipermercado Extra Itaim – Rua João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi
-Zona Oeste: Porto Seguro – Av. Pacaembu, 35 – Pacaembu
-Centro: Porto Seguro – Rua Dom José de Barros, 31 – República e Avenida Paulista, 91

E saiba que as pilhas em uso não oferecem riscos, apenas quando mal descartadas ou quando há vazamentos.

 

Categoria: Sustentabilidade

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*