Dicas para evitar que seu animal contraia doenças

cachorro-golden-compre-bens-imoveisOs animais de estimação estão cada vez mais se tornando parte da família, e queremos tratar bem dos nossos bichinhos não é mesmo? Por isso, damos 9 dicas para que você evite que seu amiguinho contraia doenças.

1) Investir em ração de boa qualidade

Por quê? Rações muito baratas contém conservantes e sódio em excesso, essas substâncias estimulam o animal a ter pedras nos rins.

Se fizer você estará ajudando a evitar a urolitíase, que são as famosas pedras nos rins, que podem virar cistite nas fêmeas e obstruir a uretra dos machos, se nada for possível ser feito a tempo, o animal pode morrer em 72 horas por insuficiência renal.

2) Controle as guloseimas

Por quê? Guloseimas em excesso podem afetar o fígado que age como um filtro do organismo.

Dessa maneira, você também previne a obesidade que podem causar várias doenças desde problemas de articulações à problemas no coração. E até mesmo evitar a lipidose hepática, que é acumulo de gordura no fígado, doença muito mais comum em gatos e muito raras em cães.

3) Sempre verificar se seu amiguinho tem água fresca

Por quê? A água ajuda a prevenir muitas doenças, mas principalmente ajuda a manter os rins trabalhando direito.

Isso faz com que evite a insuficiência renal, se a doneça se agravar, pode causar  pressão alta, infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago e inclusive levar o animal a morte.

 4) Vacina-los todos os anos

Por quê? Animais imunizados evitam transmitir e pegar doenças, dessa forma vivem mais.

As vacinas mais importantes para seu amiguinho tomar são:

Se você tiver um cachorrinho dê a vacina V10 que evita: Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose.
Se você tiver um gatinho dê a vacina quádrupla que evita: Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.

Tanto em cachorrinhos ou gatinhos é necessário dar a a antirrábica evitando a  raiva que afeta o sistema nervoso, pode fazer com que o cão machuque seu dono e mata em questão de dias.

5) Sempre vermifugar

Por quê? Animais que saem nas ruas constantemente estão expostos a contrair ovos, cistos ou larvas de vermes.

Evitando assim a verminose que é uma infecção no intestino provocada por parasitas que retardam o crescimento do bicho, prejudicam a absorção de nutrientes, facilitam a perda de sangue e de proteínas e ainda favorecem o aparecimento de outras doenças.

6) Incentivar seu animalzinho a fazer exercícios físicos de acordo com seu peso e tamanho.

Por quê? Animais obesos podem ter problemas nas articulações.

Assim você prevenirá seu cão a contrair problemas como artrite, entre outros problemas.

7) Caso não queria cruzar seu bichinho, castre antes dos 5 meses.

Por quê? Você evitará possíveis tumores e infecções.

Seu animalzinho pode ter diversas doenças desde infecções até tumores que podem causar metastase e levá-lo ao óbito.

8) Não ache que virou veterinário, nunca medique seu cão por conta própria.

Por quê? Isso pode envenenar e até cegar o animal.

Cometendo esse tipo de ação você pode, sem perceber, intoxicar seu animal, ou seja, o organismo dele ter várias reações causado pela ingestão ou contato com substâncias tóxicas. E, também, pode causar catarata, assim, prejudicando a visão do seu amiguinho.

9) Mantenha os dentes do seu animalzinho sempre limpo

Por quê? Produzirá tártaro e além de causar mau cheiro no animal, tambémescovar-dentes-cachorro-compre-bens-imoveis pode desenvolver bactérias que as vezes chegam no coração pela corrente sanguínea. 

Assim, o animal pode contrair a endocardite, que é o mau funcionamento do músculo do coração, provocado por micro-organismos que tendem a obstruir o fluxo sanguíneo arterial de órgãos vitais. Se ele contrair a forma infecciosa da doença mata em questão de poucos dias.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*