Como ser criativo? Algumas dicas.

Criatividade? Quando você ouve essa palavra logo vem a mente artistas como Picasso ou grandes cientistas como Einstein. Mas a criatividade não é domínio exclusivo das pessoas que geram novos produtos pois também é preciso ser criativo para lidar com mudanças, reduzir custos, gerar melhorias, solucionar problemas, lidar com pessoas e situações difíceis. 

Pensando assim, todos nós deveríamos estar com ela ativa o tempo todo certo? Certo. No entanto, existem muitas pessoas que precisam quebrar barreiras para desbloquear a mente e conseguir iniciar o processo criativo. Por isso, vamos dar algumas dicas de como manter a mente sempre pronta para receber boas ideias!

 - Procure sempre ter mais que uma opção em mente. O famoso plano B. É importante que tenha ao menos uma a mais e que não se apegue a primeira ideia.

- Ouça o que as pessoas tem a dizer, as vezes duas cabeças pensantes pode ser melhor que uma sozinha. É o famoso “porque não?”. Vale exercitar nem que seja ao menos para ouvir e desenvolver alguma outra coisa.

- Se estiver “cara a cara” com o projeto, mas nada está saindo dali, dê uma pausa para um café, dar uma relaxada para depois voltar ao que está fazendo. Continuar martelando ali na frente não vai ajudar.

- Por pior que possa parecer uma ideia, não as censure, essa pode ser a melhor. Deixe-as vir, ordene-as e somente depois volte a repensar sobre cada uma delas.

- De uma pausa e assista algo que faça com que sorria. Pesquisas comprovam que o bom humor tem influência positiva na criatividade. 

- Quebre a rotina, se em um ambiente não está dando certo, troque.

- Tenha sempre papel e caneta em mãos para anotar as ideias, porque elas são danadinhas, chegam e se não anotamos, logo se vão.

- Procure estar em um ambiente que possivelmente não haverá interrupções, como um telefone tocando, por exemplo.

- Sempre ouça seu sexto sentido. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*