Como pagar menos juros no financiamento imobiliário

finMuitas pessoas tem medo de entrar em um financiamento, pois pensam nos longos anos que demorarão para quitar seu imóvel, sem saber que as parcelas podem ser amortizadas e que o imóvel pode ser quitado muito antes do que o tempo previsto. E quando você faz essa amortização, ainda diminui os juros, diminuindo o valor da dívida.

Mas para que entenda como podem ser feitas essas amortizações, é necessário entender como são formadas as parcelas de um financiamento. Todas as parcelas que compõe o financiamento que você faz é feito através de Valor (parte que você pegou emprestado com o banco + juros (quanto o banco cobra para emprestar, variando de um para o outro) + encargos (como seguros e outras taxas operacionais.

Mas, no caso, o seu saldo devedor, que é o valor amortizado, corresponde apenas ao valor que você pegou emprestado, independente da quantidade de juros e encargos que você tenha que pagar.

Hoje em dia, o sistema de amortização mais usado [e o da tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). Nesse sistema os juros são maiores no inicio do financiamento do que no final, isso faz com que as parcelas diminuam com o tempo.  

Mas você possui duas vantagens ao amortizar seu financiamento:

Primeira: Quando as parcelas são amortizadas, você deixa de pagar os juros e encargos que seriam cobrados sobre as parcelas. Mas como você está pagando o banco antes que ele esperava receber, você não é cobrado pelos juros sobre aquela quantia.

Segunda: É a possibilidade de escolher qual a melhor forma de se planejar financeiramente.

 

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*