Como implantar a Reciclagem no condomínio?

Todos nós sabemos a importância de ajudar o nosso planeta para as gerações que vem futuramente. Uma das alternativas encontradas para essa prática, é a reciclagem de lixo, que hoje em dia já está começando a ser bastante usada nos condomínios e residencias.

Segundo o IBGE, apenas 5% do lixo é diariamente reciclável. Mas é importante saber que quantidade não é qualidade. A prática da reciclagem, hoje em dia, ainda enfrenta a falta de conscientização de parte dos moradores, que não costumam fazê-la corretamente.

Então vamos a proposta. Nós podemos ajudar para que essa prática seja cada dia mais adepta por moradores. Então que tal tentar implantar a reciclagem em seu condomínio também?

Algumas dicas para te ajudar nessa implementação.

1°passo: Montar uma equipe – para que ninguém fique sobrecarregado, é muito importante fechar uma equipe que ajudarão a conscientizar os moradores, ensinando como separar os materiais recicláveis. Hoje em dia, também é importante levar isso às crianças e pode-se ter um “síndico mirim”.

2° passo: Elaboração do projeto –  Na hora de elaborar o projeto de reciclagem, é importante constar toda a estrutura que será necessária para uma coleta eficiente. Nele, é necessário especificar todas as compras que deverão ser feitas, como: latões coloridos para cada material reciclável, a quantidade de latões; assim como o o local de armazenamento. Fechar as datas de entrega e como serão feitas.

É de extrema importância criar um planejamento de comunicação, para informar os demais condôminos tanto da implantação do projeto quanto o andamento da coleta seletiva. Para que todos fiquem cientes e saibam fazer corretamente. Se forem feitas muitas divulgações e mostrado os resultados, mais motivados os moradores ficarão para continuar separando os materiais.

3° passo: Implantação – Planejar pode ser mais fácil do que colocar em prática. Nessa hora, é quando surgem as dúvidas e divergências. Mas manter a comunicação com os condôminos e seguir o planejamento à risca é muito importante.

Os condôminos devem ser comunicados de duas maneiras: oral e escrita. A oral baseia-se em uma reunião de explicação e conversas “paralelas” em elevadores ou Hall.  A escrita é feita através de boletim informativo, que são colocados em murais e nos elevadores. Mas, é muito importante, pensar em uma boa divulgação e que seja constante, para que a coleta se torne rotina do condomínio.

4° passo: Escoamento – É necessário definir para onde esse material será enviado. Isso porque, caso ele vá para aterros comuns, todo esse trabalho foi em vão. Por isso, deve existir um acompanhamento do destino dos mesmos com as entidades coletoras.

Você sabia que:

- Para ser feito 1 tonelada de papel reciclável, gasta-se 2000 litros de água. E para produzir 1 tonelada em madeira gastam-se 100.000 litros?
– Que 1 tonelada de papel reciclado evita que se corte até 20 árvores?
– Para termos 3 garrafas de 1 litro de vidro, é necessária a extração de 1,3 kg de areia de dunas e rios?
– Se quebrado o vidro, com 1kg se faz um vidro novo?
– Que a televisão fica por 3 horas ligadas com a energia economizada com a reciclagem de uma única latinha de alumínio?
– Que cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita?

Vamos começar a reciclar?

 Algumas empresas que trabalham com reciclagem:

Cempre - http://www.cempre.org.br/

Ciclo Natural - http://www.ciclonatural.com.br/ciclo/

Reciclagem - http://www.reciclagem.pcc.usp.br/

Abipethttp://www.abipet.org.br/index.html

Terra Cyclehttp://www.terracycle.com.br/pt-BR/

Tem quem queirahttp://www.temquemqueira.com.br/

Sustentarte - http://sustentarte.org.br/novo/#.Uf_7LdL2b9U

Categoria: Sustentabilidade

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*