10 dicas para comprar seu imóvel

Quando se toma a decisão de comprar um imóvel, sempre temos muitas dúvidas de como é a melhor forma e quais são os procedimentos para adquirir um imóvel e não ter dor de cabeça. Por isso, a escolha precisa ser cautelosa e paciente. Confira abaixo dicas de como fazer uma ótima escolha.

A chave do seu imóvel

1. Planeje-se

Antes de qualquer coisa, faça um planejamento financeiro e familiar, se for o caso. Saiba o que realmente são suas necessidades e tenha em mente o quanto pretende gastar, se possível, faça economia para ter um bom valor de entrada, evitando que o crédito imobiliário vire um pesadelo.

2. Defina o tipo de imóvel que procura

Saiba o tipo de imóvel que está procurando. Usado ou na planta? Quantos dormitórios? Quantas vagas? Existe um bairro de sua preferência. Tente responder o máximo de perguntas possíveis, quanto mais completa estiverem suas informações, mas fácil será você procurar exatamente o que precisa e não perder tempo.

3. Procure um corretor de imóveis ou imobiliária

Procure um corretor de imóveis ou uma imobiliária de sua preferência. Dessa forma, você ficará mais seguro em toda a transação de compra do seu imóvel. O corretor poderá te orientar nos aspectos que tiver dúvida e também em toda a parte jurídica do negócio. Não deixe de perguntar o que te interessa e ele ainda será um ótimo contato para que você conheça melhor a região onde pretende adquirir seu imóvel. Uma sugestão, é não procurar um grande número de imobiliárias e corretores, dê preferência a exclusividade do serviço.

4. Visite o imóvel

Visite o imóvel. Lembre-se de verificar todos os detalhes, olhar cuidadosamente cada ambiente. Não ixe de olhar a área de lazer a garagem. Converse com as pessoas do prédio para saber quem é o público alvo e como é o bairro, não deixe de perguntar como é em dias de chuvas e durante a noite também, pois, existem muitos imóveis que ficam em ponto de alagamento e são muito desertos durante a noite, prejudicando sua segurança. Por exemplo: se você escolheu comprar um imóvel em Pinheiros, saiba como é o bairro, é em rua sem saída? Em uma rua que alaga? Tente saber tudo que puder sobre o imóvel.

5. Estabeleça como será feito o pagamento

Analise qual será a melhor opção de pagamento para a compra de seu imóvel. Caso escolha reverter bens e capital, coloque tudo na ponta do lápis para não se perder na hora de fazer o pagamento. Se escolher financiar, peça ajuda ao seu corretor, qual o melhor banco. Pesquise taxa de juros e escolha o que mais cabe no seu bolso.

6. Fazendo a Proposta

Sempre que for passar uma proposta é necessário que esteja um pouco informado ao preço do mercado na região que está efetuando a compra. Seja justo, não faça propostas abusivas com descontos elevados. Fique de olho no corretor, caso ele aceite propostas muito fora do valor do mercado, que seja incoerente, desconfie. Exija resposta objetivas e claras.

7. Burocracia

Depois de conhecer o imóvel e aprovar a compra do mesmo, é necessário verificar a documentação. Peça para que o corretor tire toda a documentação necessária para realização do negócio. Os principais documentos para uma realização satisfatória e segura, são:

a)     Certidão da Matrícula de inteiro teor do Oficial de Registro de Imóveis e Certidão de ônus reais, devidamente atualizadas

b)     Certidão negativa da Prefeitura de São Paulo (IPTU e Taxa Lixo)

c)     Certidão negativa de Débitos Condominiais (CND), atualizada

d)     Certidão negativa do Distribuidor Cível

e)     Certidão negativa do Distribuidor do Executivo Fiscal

f)      Certidão negativa dos 10 (dez) Cartórios de Protestos

g)     Certidão negativa da Justiça Federal

h)     Certidão negativa do Distribuidor da Justiça Trabalhista

i)      Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil

j)      RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento, cópia autenticadas e atualizadas.

No caso de empreendimentos novos, peça também cópia do registro do memorial de incorporação. Lembre-se de analisar cuidadosamente e caso tenha alguma dúvida, pergunte. Se julgar necessário, peça ajuda a um advogado de sua preferência.

8. Contrato

Leia atentamente e verifique se está em ordem com o acordado entre corretor, vendedor e comprador. Se todas as cláusulas estão feitas corretamente e se possui todos os dados necessários para a realização do negócio. Questione, caso necessário e assine quando sentir-se seguro. Se achar necessário, peça para um advogado verificar se está tudo correto.

9. Estipulando a comissão

Caso o imóvel seja um empreendimento de lançamento, o valor da comissão é cobrada separadamente. Mas, no caso de imóveis usados, a comissão é paga pelo vendedor do imóvel e acordada anteriormente. Lembre-se que o corretor exerce seu trabalho e deve receber a comissão devida, que é geralmente de 6%.

10. Precações pós compra

Assim que os transmites do negócio tiverem sido concluídos, caso tenha financiado e este tenha sido liberado e já esteja com as chaves em mãos, é preciso pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) à Prefeitura local e todas as taxas de registro cartorário, que correspondem a 4% do valor de compra do imóvel. Nunca deixe de registrar a escritura.

Seguindo tudo certinho, não terá do de cabeça e com certeza será muito feliz no seu imóvel.e Parabéns pela compra do seu imóvel.

 

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*